Depois de fazer sete vindimas como enólogo na Real companhia velha, Jorge Moreira sentiu a necessidade de iniciar um projeto individual onde pudesse aplicar as suas ideias e onde pudesse controlar todo o processo de produção. Sem concessões, um vinho que fosse o reflexo da sua interpretação do Douro. Em 2001, o casal Jorge Moreira e Olga Martins iniciou o projeto Poeira. Apostaram em vinhas de face norte para gerar vinhos mais frescos e elegantes.
A Quinta do Poeira está situada em Provesende, ao longo de uma encosta no vale do Pinhão, na margem direita do rio com o mesmo nome. A sua exposição a Norte é um aspecto fundamental para o estilo de vinhos que se procura fazer. As temperaturas na região são sempre muito elevadas no Verão, e numa encosta virada a Norte o amadurecimento das uvas é sempre mais lento, preservando melhor os aromas, sabores e a acidez.
Um field blend de vinhas velhas, é o destaque da vinícola. Envelheceu em barricas de carvalho francês (somente 30% novo) por 14 meses. Muito sensorial como resultado de seus adoráveis aromas, possui ótimo equilíbrio e precisão. O final mostra firmeza, revelando uma intensidade que se combina a harmonia geral. Um vinho com frescor, mas também encorpado e vibrante. Deve evoluir com guarda, adquirindo complexidade adicional e se tornado algo ainda maior. Castas provenientes de vinhas velhas.O Poeira tenta ser um vinho equilibrado e elegante. Em geral os vinhos do Douro são sustentados no tanino, mas o Poeira é sustentado na acidez. Um vinho muito bebível e apetecível quando novo mas que, ao mesmo tempo, tem capacidade de evoluir. O enólogo Jorge Moreira pretende que cada vinho seja o espelho das vinhas que lhe dão origem, mantendo o seu perfil mas acompanhando as variações que ocorrem na vinha ano após ano. Produção de apenas 14.600 garrafas. Cor rubi intenso. Aroma sedutor, complexo e concentrado, com toques de frutos vermelhos envoltos em pimenta e um pouco de chocolate ao fundo. Robusto, mas macio e sem perder a elegância. Tem sabor de madeira e frutas maduras. Final de boca com boa acidez e mineralidade persistentes.
Produtor: Quinta do Poeira
País: Portugal
Região: Douro
Tipo: Tinto Seco
Uva: vinha velha em Gouyot; vinha nova em cordão unilateral
Cor: Apresenta cor rubi profunda
Aroma: No nariz exibe marcantes nuances de frutas vermelhas maduras bem integradas as notas do carvalho.
Paladar: Em boca é potente, fresco e elegante, com final longo e duradouro.
Volume: 750ml
Teor Alcoólico: 14,2%
Amadurecimento: Estagia 14 meses em barricas de carvalho francês
Temperatura de Serviço: 16° a 18°C
Harmonização: Carnes de caça assadas em geral, massas como molhos concentrados, ravioli de queijo, queijos de sabor mais pronunciados.