A Ventisquero foi criada em 1990 na época em no Chile os vinhos eram carregados na madeira, tinham taninos muito fortes e mistura de uvas dos diferentes vales, sem distinção de terroir. Para tocar o projeto convidaram o enólogo Felipe Tosso, recém eleito (1990) revelação do ano, quando ainda trabalha na Concha y Toro. A vinícola moderna e inovadora, é uma das pioneiras na produção no Atacama, onde elabora o vinho de garagem Tara, um dos símbolos dos vinhos do deserto.
A lenda diz que no sul do Chile existiria uma cidade encantada, construída de ouro e possuindo valiosos tesouros, tal cidade nunca foi encontrada, porém algo mágico foi descoberto: a mais bela geleira suspensa, denominada Queulat. Foi ai que nasceu a inspiração para este vinho, por seu caráter e força que juntamente com sua elegante e delicada composição de formas e cores, fazem-nos sentir os verdadeiros descobridores do maior dos tesouros.
Este Carménère é de vinhedo único (Single Vineyard) devido à origem de suas parreiras, sempre originárias dos vinhedos de Trindad no Vale do Maipo, tem coloração vermelho púrpura. No nariz é intenso e mostra frutas negras, especiarias doces, toques terrosos e de chocolate amargo. O paladar tem taninos ricos, estrutura balanceada e longa persistência.
Produtor: Viña Ventisquero
País: Chile
Região: Vale do Maipo
Tipo: Tinto Seco
Uva: Carménère
Volume: 750ml
Teor Alcoólico: 13,5%
Amadurecimento: Estagia por 14 meses em barrica de carvalho francês e por mais 6 meses em garrafa.
Temperatura de Serviço: 16°C
Harmonização: carnes vermelhas ao molho de ervas, queijos e massas com molho vermelho.