Alentejano de corpo e alma, Monte Velho preserva, a cada nova colheita, as características que o tornam numa escolha de confiança: consistência, versatilidade e aptidão gastronómica. E, no entanto, não deixa de surpreender. A primeira colheita de Monte Velho data de 1990, lançada em 1992. Na época, foi criado um vinho que, tendo a mesma origem e filosofia que o Esporão Reserva, pudesse chegar a mais pessoas e transformar o consumo de vinho diário numa experiência. Passados mais de 20 anos, os vinhos Monte Velho são clássicos do Alentejo e embaixadores de Portugal um pouco por todo o mundo.
Produzidos na Herdade do Esporão, Monte Velho refletem as características do seu terroir e do seu modo de produção, que segue os princípios da produção integrada, rigorosamente adotados pelo Esporão. Estas práticas sustentáveis, entre a quais a abolição do uso de pesticidas e herbicidas, são determinantes na qualidade e fertilidade dos solos, na capacidade de proteção natural da vinha e, consequentemente, na qualidade dos vinhos.
Possui aromas de frutas como framboesa e groselha, além de toques de especiarias. Em boca mostra bom corpo, é fresco, com taninos presentes e bom final. Um exemplar para todas as ocasiões, com perfil equilibrado e gastronômico, que retrata os melhores aromas e sabores das uvas alentejanas. O Monte Velho Tinto é um verdadeiro clássico do Alentejo, assinado pela Herdade do Esporão, uma das vinícolas mais representativas da região, e de Portugal.
Produtor: Herdade do Esporão
País: Portugal
Região: Alentejo
Tipo: Tinto Seco
Uvas: Aragonez, Syrah, Trincadeira , Touriga Nacional
Volume: 750ml
Teor Alcoólico: 13,5%
Amadurecimento: 3 meses amadurecendo em tanques de inox.
Temperatura de Serviço: 15°C à 18°C
Harmonização: Maminha grelhada com molho de ervas finas, pizza de calabresa, bife a parmigiana, churrasco, espaguete com almôndega de frango ao sugo, queijos semimoles.