O projeto Almaviva começou em 1997, por meio de uma parceria entre a tradicional empresa francesa Baron Philippe de Rothschild e a chilena Concha y Toro. Produzido a partir de um terroir excepcional e vinificado em uma das mais belas adegas do mundo, é um dos raros vinhos de fora de Bordeaux que faz parte do seu seleto circuito de comercialização. Considerado um dos melhores vinhos do Chile, é uma prova verdadeira do elevado potencial dos terroirs do país em produzir vinho com a qualidade de grandes châteaux. O nome Almaviva, apesar de soar espanhol, vem da literatura clássica francesa: O Conde de Almaviva, o herói das bodas de Fígaro, a famosa comédia de Beaumarchais (1732-1799). Mais tarde seria transformada em uma ópera pelo gênio Mozart. Enquanto isso, o logotipo presta uma homenagem à história dos ancestrais chilenos, com três reproduções de um design estilizado, que simboliza a visão de uma terra e o cosmos na civilização Mapuche. O design parece o “kultrun”, um tambor ritual utilizado pelos Mapuches. A etiqueta exibe o nome do ‘Vinho Almaviva’ com o manuscrito original de Beaumarchais. Duas grandes tradições assim unem suas mãos para oferecer ao mundo inteiro uma promessa de excelência e prazer.
Um dos rótulos ícones do Chile, o Almaviva foi desenvolvido por dois aclamados nomes do mundo do vinho, a francesa Baron Philippe de Rothschild com a chilena Viña Concha y Toro. Tinto emblemático que encanta pelos aromas de frutas negras maduras, como cereja, notas de cassis, alcaçuz, café e caramelo, com nuance de violeta. Seu paladar é amplo, equilibrado, exuberante, elegante e com final persistente. Almaviva 2013 foi elaborado com vinhas de videiras mais antigas, de forma a agregar mais complexidade, elegância e potência a essa pontuada safra. Mais uma grande safra desse vinho que é sucesso mundial.
Produtor: Concha y Toro & Baron Philippe de Rothschild
País: Chile
Região: Puente Alto
Tipo: Tinto Seco
Uvas: Cabernet Franc , Cabernet Sauvignon e Carménère.
Cor: Rubi intenso e profundo
Aroma: Frutas negras maduras, como cereja, notas de cassis, alcaçuz, café e caramelo, com nuance de violeta.
Paladar: Amplo, equilibrado, exuberante, elegante e com final persistente.
Volume: 750ml
Teor Alcoólico: 15,0%
Amadurecimento: O vinho segue para estágio em barricas novas de carvalho francês por cerca de 10 meses e, sem seguida, passa mais 8 meses em barricas de segundo uso.
Temperatura de Serviço: 16º a 18°C
Harmonização: Magret de pato, risoto de funghi, medalhão de mignon com batatas ao murro, costeletas de javali ao poivre, assado de tira e picanha suína ao balsâmico.