Lançado pela primeira vez em 1992, o seu nome proveio do monte situado junto à albufeira da Caridade, na Herdade do Esporão. Na época, foi criado com a mesma origem e filosofia que o Esporão Reserva, mas com o intuito de chegar a mais pessoas e transformar o consumo de vinho diário numa experiência. Elaborado segundo a tradição vitivinícola do Alentejo, a sua diversidade de castas e técnicas de vinificação revelam o carácter típico da região onde nasce: aromas ricos, paladar suave e excelente aptidão gastronómica.
É um vinho composto por uvas de toda a região, fruto de parcerias com mais de 15 anos com fornecedores de várias sub-regiões, que seguem o mesmo Sistema de Produção Integrada pelo qual o Esporão se rege. Estas práticas sustentáveis, entre a quais a abolição do uso de pesticidas e herbicidas, são determinantes na qualidade e fertilidade dos solos, na capacidade de proteção natural da vinha e, consequentemente, na qualidade dos vinhos. Sempre fiel às suas origens, Monte Velho é o Alentejo num copo, que tem vindo, ao longo dos anos, a afirmar-se como uma referência da região em Portugal e no mundo.
Frutas brancas frescas como maçã, pera e abacaxi, com notas de limão, são os aromas desse branco frutado, equilibrado, leve e com boa acidez. O Monte Velho Branco 2015 é um rótulo gastronômico, elaborado com as tradições vitivinícolas do Alentejo. As técnicas de vinificação, somadas a personalidade das variedades portuguesas, resultaram nesse exemplar aromático e saboroso, que agrada os mais diversos paladares.
Produtor: Herdade do Esporão
País: Portugal
Região: Alentejo
Tipo: Branco Seco
Uvas: Antão Vaz, Roupeiro e Perrum
Volume: 750ml
Teor Alcoólico: 13,5%
Amadurecimento: não passa por barricas de carvalho.
Temperatura de Serviço: 8°C
Harmonização: Tomates recheados, torta de palmito, filé de peixe empanado, sardinha na brasa, salada caprese, macarrão com brócolis.